terça-feira, abril 30, 2024
Geral

Acre amplia vacinação contra dengue para idades entre 6 a 16 anos

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre anunciou a ampliação da faixa etária para a vacinação contra a dengue, estendendo-a de 10 a 14 anos para 6 a 16 anos. Essa medida, adotada pela Coordenação Estadual de Imunizações em caráter temporário, foi motivada pelo baixo número de doses aplicadas e pela proximidade do vencimento das vacinas, que perderão sua validade em 30 de abril.

Uma Nota Técnica foi enviada às Secretarias Municipais de Saúde, e novas recomendações serão divulgadas na segunda-feira, 15 de abril. Anteriormente, a vacinação era destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária com alto índice de hospitalização por dengue, especialmente após os idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada pela Anvisa.

A coordenadora Estadual de Imunizações, Renata Quiles, assinou a Nota Técnica, destacando que a faixa etária de 6 a 16 anos está dentro das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para os adolescentes nessa faixa etária, o esquema de vacinação consiste em duas doses (D1 + D2) com um intervalo mínimo de 3 meses.

A vacina contra a dengue foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 21 de dezembro de 2023. Devido à capacidade limitada de produção de vacinas pelo laboratório, critérios foram estabelecidos para a estratégia de vacinação. Na primeira fase de implantação no Estado do Acre, foram priorizadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos dos 11 municípios da Regional do Baixo Acre. Diante da baixa adesão nesse grupo inicial, a vacinação foi descentralizada para os outros 11 municípios do Estado, incluindo o Vale do Juruá.

Em Cruzeiro do Sul, a vacinação contra a dengue é destinada a pessoas de 10 a 59 anos de idade, com a campanha iniciada em 6 de abril. O município recebeu 3 mil doses, e o objetivo é aplicar todas as doses disponíveis, conforme mencionou o secretário Municipal de Saúde, Áureo Neto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *