sábado, abril 27, 2024
Política

Terra sob Pressão: Deputado denuncia ameaça aos posseiros acreanos

O alerta do deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) ecoou novamente nos corredores da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), denunciando uma crescente ameaça aos posseiros que há décadas habitam os seringais acreanos. Desta vez, o foco de sua preocupação recaiu sobre os projetos de crédito de carbono, uma nova forma de pressão e ocupação que se insinua na região.

Em suas palavras incisivas, Magalhães não hesitou em desmascarar essa ilusão de dinheiro fácil, costurada entre os “antigos proprietários” de terras ocupadas por posseiros e as empresas ávidas por lucro. Ele ressaltou que esse modelo ignora uma questão fundamental: a regularização fundiária e o reconhecimento dos direitos dos moradores. Um exemplo vívido dessa tensão é observado na região de Tarauacá/Envira, especialmente em Feijó, onde os conflitos se tornam cada vez mais agudos.

No intuito de dar voz aos posseiros e buscar soluções concretas, o parlamentar anunciou uma agenda para abril, em colaboração com a Defensoria Pública, concentrada em Feijó. Será uma oportunidade crucial para ouvir as histórias e demandas dessas comunidades, visando garantir o direito à posse da terra e evitar que sejam vítimas de mais uma investida injusta em nome do lucro. O compromisso com a justiça social e a proteção dos vulneráveis guia os passos dessa iniciativa, na busca incansável por equidade e dignidade para todos os habitantes do Acre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *