sábado, abril 27, 2024
Geral

Brasil reconhece estados livres de Febre Aftosa sem vacinação: Suspensão da imunização a partir de maio

O Brasil deu um passo significativo no controle da febre aftosa ao reconhecer como livres da doença, sem a necessidade de vacinação, os estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal. A decisão foi tomada conforme a Portaria nº 665, de 21 de março de 2024, do Ministério da Agricultura e Pecuária, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (25).

A partir do dia 2 de maio, a vacinação do gado contra a febre aftosa será suspensa nestes estados, como determinado pela mencionada portaria. Além disso, fica proibido o armazenamento e a comercialização das vacinas contra a doença, exceto em locais autorizados pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO) para comércio com outras unidades da Federação que ainda realizem a vacinação regular de bovinos e bubalinos.

A mesma medida estipula a suspensão da compra de novos animais para aumentar o rebanho nesses estados, bem como o comércio de animais entre eles, até que a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) reconheça oficialmente o status sanitário de livre de febre aftosa sem vacinação.

Durante este período, a aquisição de novos animais só será permitida de zonas livres de febre aftosa com vacinação, seja para abate ou exportação. Em ambos os casos, os animais devem ingressar por locais autorizados pelo Serviço Veterinário Oficial e seguir medidas específicas, como transporte em veículos lacrados e direcionamento direto para estabelecimentos de abate ou pré-embarque inspecionados pelos órgãos oficiais.

Essas medidas representam um avanço significativo na estratégia de controle da febre aftosa no Brasil e refletem o compromisso do país em garantir a saúde animal e a segurança alimentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *