segunda-feira, maio 6, 2024
Mais destaques

Ministério Público do Acre elogia Prefeitura de Rio Branco pelo acolhimento humanizado às vítimas da enchente

A medida que o nível do Rio Acre aumenta, mais famílias chegam aos abrigos montados pela Prefeitura de Rio Branco, em pelo menos oito escolas e também no Parque de Exposições, no Segundo Distrito da capital.

Ao meio-dia desta terça feira (27), o manancial alcançou a marca dos 16,24 metros. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, 330 famílias estão desalojadas, 1.000 desabrigadas e, pelo menos, 50 mil pessoas afetadas pela enchente do Rio Acre.

Além do acolhimento humanizado pelo município, a segurança também foi reforçada pela Policia Militar.

“Sempre que há reativação do abrigo no parque nós mantemos um policiamento 24 horas para dar segurança às pessoas, para resolver alguns problemas de coabitação que também surgem. São pessoas vindas de vários lugares, que não se conhecem, cada um com o seu costume, sua forma de conduzir sua família e passam a coabitar numa situação de crise com perdas fora das residências. Até o momento não temos registro de ocorrência”, disse a tenente coronel Jokebed Lima Malveira.

Além das pessoas abrigadas, os animais de estimação também são muito bem recebidos pelas equipes de acolhimento. De acordo com a coordenação de Controle de Zoonoses da prefeitura, 126 animais, entre cães e gatos, estão nas baias montadas no Parque de Exposições.

O procurador-geral do Ministério Público Estadual do Acre (MPAC), Danillo Lovisaro, acompanhado do secretário-geral, Glaucio Oshiro e do chefe de Gabinete do prefeito Tião Bocalom, Frank Lima, visitaram as instalações dos abrigos e constataram a forma como as famílias estão sendo acolhidas.

“Infelizmente o Estado do Acre está passando por esse problema mais uma vez, decorrente das mudanças climáticas, de todo esse problema de calamidade que vem assolando não só o nosso estado, mas o mundo inteiro. Estamos aqui, aproveitando esse momento inicial, para fazer uma fiscalização, ter um olhar de perto, cooperar no que for possível com as instituições. Fizemos já uma vistoria em todo o Parque de Exposições, fomos acompanhados aqui pela equipe da prefeitura e o que está sendo feito nesse momento está sendo feito com muita adequação, com os boxes para instalar as famílias desabrigadas, toda a parte também de zoonoses aqui, muito bem estruturada, com o médico veterinário 24 horas cuidando dos animais das famílias desabrigadas e equipe aqui para cuidar de todos os aspectos necessários a tentar minimizar de alguma forma o sofrimento pelo qual essa população está passando”.

O chefe de Gabinete, Frank Lima, enfatizou que sempre foi uma determinação do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, dar todo apoio às famílias que forem afetadas pelas enchentes nesse momento de crise e a união dos poderes e forças de segurança, somados aos do município, são fundamentais para oferecer um pouco de conforto e dignidade às famílias já tão fragilizadas pelo desastre das enchentes.

“Não só o atendimento na área de saúde, mas na área de assistência, nós temos aqui uma parceria, a Polícia Militar está aqui dentro do parque, nós temos a Defensoria Pública que está dentro do parque, acabamos de receber a visita do procurador-geral do Ministério Público, Doutor Danilo Lovisário, que andou por toda a extensão do parque, olhando e ficou, segundo as palavras dele, muito satisfeito com o que viu, com a forma com que as famílias estão sendo acolhidas, com a forma com que os animais estão sendo tratados também, parqueados aqui dentro de forma bem tranquila. Nós estamos a cada minuto recebendo novas famílias e por determinação do nosso prefeito nós vamos acolher da melhor forma possível”.

Além do Parque de Exposições, as escolas que estão sendo usadas como abrigos em Rio Branco são:

  • Escola Municipal Álvaro Vieira da Rocha
  • Escola Estadual Ilka Maria
  • Escola Estadual Alcimar leitão
  • Escola Municipal Anice Dib Janete
  • Escola Estadual João Paulo
  • Escola João Aguiar
  • Escola Maria Lucia
  • Escola Marina Vicente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *