domingo, abril 28, 2024
Geral

Museu dos Povos Acreanos investe na preservação da memória e histórias da cultura do estado

Visando a preservação do prédio construído na década de 1960, que sediou o Colégio dos Padres e o Colégio Meta, o governo do Acre com recursos próprios e do Banco Mundial, investiu mais de R$ 16 milhões para viabilizar a obra que transformou o espaço no Museu dos Povos Acreano. No dia 6 de agosto de 2023, foi entregue a primeira etapa da reforma e revitalização do prédio que, além do valor cultural, movimentou a economia local. Durante a execução da obra, mais de 62 trabalhadores diretos foram contratados na área da construção civil.

 

Concretizada na gestão do governador Gladson Cameli, o obra compreende uma importante valorização da história e da cultura acreana, além de ser um ponto turístico de Rio Branco repleto de elementos que remetem à história e à identidade de seu povo. No museu, o visitante encontra espaços como a Sala Chico Mendes, Sala Floresta Acreana, Sala das Personalidades, Sala Interativa, entre outros espaços que resgatam a história, a memória da cultura acreana.

Publicidade

 

Foto: Neto Lucena/Secom

Em sua estrutura, o Museu dispõe de acervos importantes sobre a história e cultura do Acre, além de mobílias e equipamentos tecnológicos e interativos, que são itens caracterizados como históricos, arqueológicos, paleontológicos, etnográficos, linguísticos, folclóricos, urbanísticos, arquitetônicos, artísticos, bibliográficos, cinematográficos, videográficos e audiofônicos que foram e são relevantes para o desenvolvimento sociocultural e para a preservação da identidade regional.

 

Com salas climatizadas e iluminação especial, o museu também oferece um espaço de café, um átrio interno, um auditório e uma praça, onde são realizadas apresentações artísticas e culturais, com a exibição de documentários, filmes, palestras, shows musicais e peças teatrais.

 

Outro espaço bastante frequentado é a Loja Bem Acreano, que tem atraído muitos visitantes e turistas de modo geral. A loja comercializa artesanatos e lembrancinhas regionais, como produtos de decoração, calçados de borracha, produtos de cerâmica, biojoias, cestarias, gamelas, entre outros itens, além de souvenirs que levam a marca do Acre, como blusas, bonés, chaveiros, entre outros.

 

O Museu dos Povos Acreanos é um dos espaços coordenados pela Fundação Elias Mansour (FEM), que possui um Plano Museológico. Os sete espaços de visitação, do primeiro piso demonstram o compromisso do governo do Acre de realçar a história do povo acreano.

 

Desde a sua inauguração, em agosto de 2023, o Museu dos Povos Acreanos já recebeu 15 mil visitantes. De janeiro a março o local vem recebendo cerca de 3 mil visitas mensais. Situado no centro de Rio Branco, o museu reúne uma série de histórias e memórias de personagens que fazem parte do contexto histórico do surgimento do estado.

 

Com 37 servidores, o espaço está aberto de quarta a domingo, das 9h às 18h, e conta com diversos colaboradores que se dividem entre guias, equipe de apoio, de limpeza e outros setores. E para promover um espaço humanizado e integrado com ações culturais, o museu conta com o trabalho de artistas de diversas áreas.

 

Foto: Neto Lucena/Secom

Atuando na Biblioteca Pública de Rio Branco como agente de leitura e contadora de histórias, a artista Marina Vaz foi convidada para trabalhar como guia do Museu dos Povos Acreanos. Formada em Engenharia Florestal e sendo do segmento da dança e do teatro, ela viu a oportunidade de ampliar ainda mais o seu conhecimento e encontrar novas pessoas.

 

“Para mim é muito prazeroso fazer esse atendimento ao público e contar a história do estado, levar essa valorização da história e um pouco do que eu sei como artista às pessoas. E, na verdade, é tranquilo fazer todo esse atendimento, que é uma coisa que eu já trago dos palcos, do teatro. O atendimento é uma chance muito grande de relacionamentos também. Conhecemos pessoas todos os dias aqui, de vários cantos, não só do Brasil como de outros países, então, são oportunidades”, explica Marina.

Publicidade

 

Durante a visita guiada, ela mostra o acervo do escritor e jornalista Leandro Tocantins, conta sobre as personalidades de destaque do estado, apresenta a sala interativa, onde é possível brincar com palavras cruzadas do Acre.

 

Na visita, também é possível ver o Purussauro, o famoso jacaré gigante, conhecer sobre Chico Mendes e a floresta amazônica, além das exposições de artes e amostras temáticas, como a casa de um seringueiro, a catraia, algumas sementes amazônicas, entre outros ambientes ofertados pelo museu.

 

“Essa valorização da história, fazer com que as pessoas de fato venham aqui e reflitam sobre as suas histórias, é o mais rico e o mais importante que a gente pode oferecer, fazer o acreano, de fato, se reconhecer e reconhecer de onde vem, qual é a sua história, e não ter vergonha disso, porque a consequência de toda essa valorização vai vir depois no turismo, no comércio. E, é o que a gente entende como mais rico aqui, essa busca pelo conhecimento, pela ação, ancestralidade a valorização dos acreanos”, destaca a artista.

 

Sobre a função social de preservar a memória e repassar a história para as próximas gerações, a coordenadora do Museu, Aurinete Franco, que há 35 anos atua na cultura no estado, enfatiza que o museu vem cumprindo com excelência esse papel.

 

“Esse instrumento cultural tem desenvolvido seu papel, reeducando as pessoas e educando acerca da visitação, e ampliando também o sentido de entender e compreender quem somos, porque nós somos um povo. Mas que povo é esse? Uma mistura de povos. E essa mistura de povos tem peculiaridades específicas da nossa cultura e identidade. Então, o museu tem feito com que as pessoas lembrem quem são e, aos novos, permite o conhecimento de nossos antepassados, de onde viemos e para onde viemos. Então, o desafio do museu é esse. Estamos aqui, mas para onde nós vamos daqui a 50 anos?”, questiona.

 

Visitação

 

Sobre a organização da visita guiada e eventos culturais, a coordenadora do Museu explica: “Nós temos um agendamento via Instagram: @museudospovosacreanos. Então, se o público que vem fazer um evento aqui sinaliza, fazendo o preenchimento desse formulário, nós vamos verificar a agenda, o horário e dar um feedback. E aí, como é um espaço de visitação, normalmente no final de semana, dizemos assim: o Átrio está à disposição a partir das 17 horas, que é quando finaliza a visita guiada, aí começa o palco cultural, para não interferir na dinâmica de visitação, porque o museu é um espaço contemplativo, logo necessita ter um silêncio para que as pessoas possam apreciar as obras de arte, a leitura e outros”.

 

O museu dispõe também de auditório e de um palco cultural, que é o Átrio, que recebe, todos os sábados, em uma parceria com a Arte de Viver, um momento de expressão e contemplação do espaço. Outro ponto de expressão é na Praça Meandros, onde são realizadas atividades de músicas, desfiles e outros eventos pré-agendados, para não comprometer o funcionamento do espaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *