terça-feira, abril 30, 2024
Polícia

Sistema Prisional do Acre fica de fora da aquisição de scanners corporais pelo governo federal

O Sistema Prisional do Acre não será contemplado pelo governo federal na aquisição de scanners corporais destinados a reforçar as revistas em presídios. Além do Acre, outros estados como Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul também não foram incluídos na licitação que prevê a compra de 119 aparelhos.

Os scanners corporais, conhecidos como body scan, são equipamentos essenciais para a revista de visitantes nos presídios. Seu principal objetivo é detectar e impedir a entrada de armas, drogas, aparelhos celulares e outros itens proibidos nas unidades prisionais.

A distribuição dos aparelhos seguirá um cronograma de entrega que será dividido em quatro lotes. No entanto, a exclusão do Acre e de outros estados dessa iniciativa levanta questões sobre a segurança e a eficácia do controle nos presídios, visto que a tecnologia dos scanners corporais é fundamental para coibir a entrada de materiais ilícitos nas unidades prisionais.

Essa decisão do governo federal destaca a necessidade de se repensar e fortalecer as políticas de segurança nos sistemas prisionais de todo o país, garantindo a integridade dos detentos, dos agentes penitenciários e da sociedade em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *